23 de abril de 2008

Cavalo ou burro?

Atendendo aos factos que referi no post anterior, vejo-me neste momento a pensar já, e quase em exclusivo, na época que se segue.
Quanto às contratações ventiladas e dadas por garantidas na comunicação social ultimamente, casos de Ruben Amorim e Jorge Ribeiro, é minha opinião que, se por um lado não me parecem maus jogadores, por outro continuamos a contratar jogadores antes de contratar um treinador, que vai chegar ao clube sem ter oportunidade de fazer a sua equipa, o que lhe dá, logo à partida, um motivo para se desresponsabilizar pelos resultados dessas contratações.
Também me parece que estamos todos a pensar em contratar treinadores estrangeiros, que não conhecem os jogadores que temos e não sabem que jogadores estão emprestados e o seu valor. Esta política de emprestar jogadores, também merece a minha reflexão. No inicio da época, o treinador queixava-se de um plantel excessivamente extenso, composto por, além dos que transitaram do ano anterior, vários jogadores que foram contratados (grande parte, sem terem aprovação de qualquer treinador que os veio a treinar) e alguns que "saltaram" da equipa de júniores, realizando com os restantes a pré época. Nos jogos da pré época e inicio de época, os jogadores vindos dos júniores tiveram algumas oportunidades de jogar e mostrar serviço, tendo cumprido quase todos com o que deles se esperava. Já os jogadores contratados, apenas dois ou três se comprovou serem mais valias para a equipa, logo de inicio. Inexplicavelmente, os "miúdos" (jogadores que fizeram carreira no clube, alguns com vários anos de esforço e dedicação, investimento do clube e deles próprios), foram emprestados e foi-se comprar outros, que provavelmente são para dispensar. Juntando isso ao facto de, neste momento, a maior parte dos jogadores titulares se tiver hipótese vai-se embora, pois tirando os que estão em fim de carreira nenhum pensa ficar para sempre no Benfica, era preferível ter ficado com os júniores, que foram emprestados a equipas de outras ligas, onde podem ser mal geridos, ganhar vícios, mazelas, etc...
Ainda referente aos treinadores, verifico que, os melhores treinadores que passaram pelo Benfica ultimamente, também não quiseram continuar (Ronald Koeman e Trapattoni) e penso que havia condições na altura para que o seu trabalho tivesse continuidade e com bons resultados.
De facto, em nome da estabilidade, sem dispensar perfil e competência, também eu acho que "Mais vale um burro que me carregue do que um cavalo que me derrube". (Gil Vicente/Farça de Inês Pereira)

1 comentário:

Anónimo disse...

Então o mundo de opiniões resume-se ao Benfica??!!