27 de maio de 2008

Quique Flores

O novo treinador para orientar as "papoilas saltitantes" é mesmo Quique Flores. Segundo apurei trata-se de uma aposta que tem tudo para vingar, pois no meu ponto de vista teria que ser um treinador perito em impor regras tácticas, sendo que este senhor é reconhecidamente um estudioso do futebol táctico. Tem faltado no Benfica, além de vontade de alguns jogadores, um bom preenchimento e posicionamento em campo e não se encontram linhas de passe porque os jogadores não estão onde deveriam estar. As jogadas não saem porque eles não as "estudaram" e não têm mobilidade suficiente para atacar e defender em conjunto, como se aprende nos livros.
Mais uma vez o Rui Costa não me desiludiu, apesar de Laudrup também preencher os requisitos que considero essenciais.
Vejamos agora como vai o treinador lidar com as contratações e dispensas, pois todos falam de nomes, mas alguns estão esquecidos que o clube não está em condições de fazer grandes contratações, ainda por cima não tendo entrado na Champions, a não ser que se opte por vender os jogadores mais valiosos, que por sua vez podem ser os mais necessários, juntando-se o facto de que as vedetas auferem ordenados proibitivos para um clube que não está a nadar em dinheiro e que impôs um limite salarial ao restante plantel.
Acresce o facto de Quique não conhecer nada do Benfica. Quando chegou a Lisboa é que viu verdadeiramente o estádio, ficou deslumbrado e aposto que achou que tinha assinado sem saber por um clube de dimensão maior do que pensou. Ora, posto isto, não vai ter oportunidade de conhecer verdadeiramente todos os jogadores, muito menos os emprestados. É aqui que espero que o director desportivo tenha de novo um papel preponderante, uma vez que o Chalana também não arriscou muito em jogadores que se mantêm uma incógnita quanto ao seu verdadeiro valor.

17 de maio de 2008

Restrição Ibérica?

Após o final da época, a pior de que tenho memória, vou tentando manter-me informado acerca das situações prementes que necessitam de ser resolvidas.
A questão do treinador revela-se prioritária em todos os aspectos e espero que esteja resolvida nos próximos dias (poucos), uma vez que se encontram pendentes decisões, referentes a contratações e dispensas, que dependem directamente, segundo a lógica, da opinião do treinador e da forma como este pretende fazer jogar a equipa.
Existem ainda jogadores que vão estar de regresso, que se encontravam emprestados e que pretendem uma oportunidade de mostrar o que são capazes de fazer, bem como outros que ficaram no clube e não foram opção.
Estou-me por exemplo a lembrar do Manu, que foi emprestado, e que saudades me fez sentir ao ver jogar o Maxi ou o Luis Filipe, no lugar de extremo.
Pelo que sei ainda não há "fumo branco" em relação ao treinador, sendo que, os jornaleiros apontam agora para dois nomes que, curiosamente, estão ligados ao futebol espanhol. Acho que o nosso presidente gosta de ouvir "hablar" espanhol no balneário. Por isso contratou Rodriguez, Maxi, Cardozo, Bergessio, Diaz, Di Maria, Camacho e restante equipa que com ele trabalha. Desta gente toda, maior parte já saiu ou vai ainda sair. Estará na hora de repor o stock?

11 de maio de 2008

Obrigado por tudo

ADEUS MAESTRO

ATÉ JÁ

8 de maio de 2008

O que falta acontecer?

Se a saída de Rui Costa dos relvados é um dado adquirido, ainda não estou convencido acerca das saídas de Leo e Rodriguez, pois penso que o processo ainda não estará totalmente encerrado, estando pendente, aguardando a opinião do treinador que vier para orientar a equipa (pelo menos assim espero).
Por falar em treinador, parece que o escolhido vai ser Eriksson. Resta saber se ele vai prescindir de parte do salário milionário que aufere presentemente para "embarcar" na aventura. Quanto à escolha, apesar de não ser a primeira opção, até não é má de todo, considerando o que este senhor já deu ao Benfica e o respeito que o mundo do futebol nutre por ele (nunca entendi muito bem aquela história de ele falar com clubes acerca de jogadores da selecção Inglesa, negociatas não muito bem explicadas, mas aceito que tenha sido vítima de uma cilada, pois até o facto de ter sido notícia da forma como foi aponta para isso, uma vez que existia mau ambiente ao redor do seleccionador na altura e ele seria uma pessoa a abater na opinião de muitos).
Outra coisa que me tem feito pensar é o castigo que vai supostamente ser aplicado aos clubes mafiosos do norte. É que não consigo explicar, admito que possa estar mal informado, que se ambas as situações têem por base pressupostos de benefícios para atingir vitórias, uns são punidos com 6 pontos e outros arriscam-se a descer de divisão. Se a situação se refere a campeonatos em que foram campeões nacionais, vão-se manter esses títulos na história das competições? Nesses campeonatos, se perdessem esses pontos, teriam chegado ao título? Teriam ido à Liga dos Campeões e ganho o dinheiro que ganharam para comprar jogadores e fazerem obras nos estádios? Quem ficou prejudicado com isso?
Não creio que perder 6 pontos neste campeonato seja a pena adequada e acho até que, se assim for, os presidentes dos outros clubes podem começar a pensar fazer o mesmo. Faz-se uma mão cheia de falcatruas, chega-se ao título, ganha-se dinheiro com isso, depois, um ano destes, corre-se o risco de não ser campeão, juntamente com as outras equipas todas, o que nem sequer é o caso do clube em questão esta época.
O autor do ilícito vai continuar a rir-se na cara de todos (dois anos de suspensão, como se isso fosse impeditivo de um presidente se manter à cabeça do clube e tomar decisões que outros assinem por ele).
Ainda me tenho lembrado que as coincidências acontecem. Ou não será uma o facto de nos jogos que se seguem, os nossos concorrentes directos se irem defrontar com duas equipas cujos salários estão em atraso, uma delas convencida que vai descer e outra com os jogadores sem treinarem há pelo menos dois dias?
O que mais irá acontecer a este Benfica?

5 de maio de 2008

Não cura, mas alivia

Ultimamente não tenho tido grande vontade de falar de futebol... Porque será???
Disso mesmo se tem ressentido este blog, que desde o dia 01 de Maio não tem sequer a minha visita.
Depois de muito pensar, cheguei à conclusão que todos procuramos para a pergunta "Para que serve esta equipa?".
Apreciem agora a imagem que se segue.
No próximo jogo, depois da partida, todos os jogadores deveriam tomar esta posição. Cada sócio teria a oportunidade de escolher o seu jogador "preferido" e pregar nele um valente, potente, energético, possante, robusto e vigoroso pontapé na bunda (não cura, mas alivia).
Ora lá está, a solução para todas as crises. Se cada pontapé custasse 20 euros, nem era preciso nenhum fundo para comprar mais jogadores. A malta tratava de colaborar e os jogadores tratavam de não fazer a mesma bosta na próxima época.
Quem ri por ultimo... Ri muito melhor.

1 de maio de 2008

Patinho feio

As novelas do costume em redor do Benfica e das contratações de jogadores fazem agora as manchetes dos jornais, mas, o argumento neste momento visa o treinador.
Pelo que tenho visto não há ninguém que queira treinar o Benfica, pelo menos ninguém que o Benfica queira.
A técnica costuma ser a de esperar pelos saldos (últimos dias de transferências) e parece que vai acontecer de novo. Depois de muitas "negas", lá vamos nós ficar com a penúltima opção, equivalente em qualidade à ultima, mas mais barata.
Ninguém quer agarrar no "patinho feio" e transforma-lo num resplendoroso "cisne". Talvez o patinho seja mesmo muito feio, mas aposto que quando crescer e mostrar todo o seu esplendor, muitos lhe vão querer deitar a mão. Em alturas como essa é que o cisne voa para longe.
Não, não sou de acordo com o regresso do Rui Águas à Luz, assim como dispenso outros como por exemplo o Paulo Sousa, que ontem ouvi na rádio que pode vir a assumir funções no clube, não sei se a notícia tem algum fundamento, nem quais as funções. Apesar de serem pessoas que me suscitam uma certa estima, que nem eu próprio sei explicar, não os queria ver de novo no Glorioso clube que não souberam respeitar. E o leque alarga-se a Miguel, Tiago, Manuel Fernandes, etc...
Do mesmo modo, não sou a favor da contratação de treinadores mal agradecidos e que aproveitaram o nome do Benfica para sua auto promoção e não quiseram renovar por capricho.