12 de julho de 2008

Esperanças renovadas

Depois de alguns dias em que não me foi possível escrever neste espaço, volto hoje a este “cantinho” de opinião.
Desde o meu ultimo post, a sucessão de acontecimentos relevantes para o Benfica e para o próprio futebol nacional sucederam-se em catadupa e são tantos (desde a contratação do cebola pelo Porto até à confusão generalizada que se tornou a justiça desportiva, passando pelo início de época – pré temporada – do Benfica) que não tenciono escalpelizar cada assunto neste momento, até porque muito se tem escrito sobre todos estes temas.
Desde já apraz-me referir o meu contentamento por ter sido oficializado Carlos Queiroz para desempenhar funções de seleccionador Nacional. Considero uma boa escolha e espero que a selecção de todos nós possa beneficiar da sua experiência e profissionalismo. Que seja feliz nas suas funções, pois a sua felicidade será também a de todos os Portugueses que gostam de futebol.
Quanto ao Glorioso, confesso que há muito não tinha expectativas tão elevadas. Efectivamente, tenho apreciado bastante o trabalho feito pela equipa técnica, que se tem mostrado sóbria, objectiva e directa na apreciação dos factores que podem influenciar os jogadores e a equipa, denotando sempre grande profissionalismo e carácter até na abordagem feita a assuntos delicados, em resposta à comunicação social. Gosto do facto de Quique Flores tomar as rédeas da equipa e desenhar ele próprio os movimentos de cada jogador, pois é meio caminho para que não vejamos novamente um Benfica em que cada um joga por si, sem fio de jogo e jogadores que nem sabem onde se devem colocar em campo nas diversas fases do jogo (ataque, contra – ataque, recuperação de bola, etc...).
Desde há muito tempo a esta parte que os treinadores do Benfica não escolhiam os seus jogadores, tendo que trabalhar com planteis onde apenas figuravam os eleitos do presidente, de alguns empresários e as “vacas sagradas”. A mudança de política de contratações e dispensas urgia e segundo parece o Rui Costa tem-se esforçado e conseguido resultados interessantes, embora não faltem vozes críticas que desde muito cedo têm vindo a por em dúvida as capacidades e as escolhas feitas e anunciadas.
Também eu gostaria de ver alinhar vestindo as nossas cores os melhores jogadores do mundo, mas a esse facto não se pode alhear a situação do clube e do futebol Português.
Parece-me que, neste momento, trilhamos o melhor caminho, da melhor forma possível.

1 comentário:

Anónimo disse...

O novo treinador nacional é uma boa escolha?!